O lançamento do iOS 18 confirmou que a aposta da Apple na inteligência artificial (IA). A empresa anunciou o Apple Intelligence, bem como uma parceria com a OpenAI, dona do ChatGPT, e várias mudanças na assistente Siri que devem simplificar o uso do iPhone.
O Apple Intelligence é um conjunto de recursos com foco em inteligência artificial que será liberado somente para iPhone 14 Pro e iPhone 15 Pro Max, além de modelos de iPad e Mac com chip M1 ou posterior.
Inicialmente, para usar o pacote de funcionalidades, será preciso deixar a Siri e o idioma do aparelho em inglês. E parte dos recursos será liberada somente em 2025, segundo a Apple. Veja abaixo as principais novidades do iOS 18.
A versão beta do iOS 18 para desenvolvedores foi liberada na segunda-feira (10) e deve ficar disponível em julho para os demais participantes do programa de testes. A versão oficial chegará no segundo semestre deste ano – veja quais modelos de iPhone serão compatíveis.
ChatGPT no iPhone
A OpenAI oferece o aplicativo do ChatGPT para iPhone há mais de um ano. Mas, agora, o robô será integrado diretamente aos sistemas da Apple e poderá ser usado até por quem não baixou o app.
- Quando chegará? Ainda este ano para iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia
- O que poderá fazer? Gerar textos e fotos em aplicativos a partir de descrições curtas por escrito
No exemplo da Apple, o ChatGPT foi usado para criar uma história de ninar com base em uma breve sinopse. E, mesmo após o texto ser criado, foi possível fazer ajustes, como incluir detalhes ou adicionar fotos.
Para garantir privacidade, a Apple vai ocultar endereços de IP de quem usar o recurso. A empresa também disse que as solicitações não serão armazenadas pela OpenAI
Nova Siri
A Siri ficará “mais natural, pessoal e capaz de entender o contexto”, segundo a empresa. A assistente usará o Apple Intelligence para realizar mais ações relacionadas a outros aplicativos e usará o ChatGPT quando for preciso.
- O que poderá fazer? Entender o que está sendo exibido na tela, continuar com o raciocínio mesmo que você se atrapalhe na pronúncia e alternar entre comandos de texto e voz
Ao saber o que é exibido na tela, a Siri também poderá salvar na página de um contato o endereço que chegou na conversa ou reproduzir o podcast que alguém te sugeriu, por exemplo.